SER ATUÁRIO

O que é um atuário?
 
Os atuários são os técnicos que avaliam o impacto financeiro atual de acontecimentos futuros e contingentes.  
Baseado na Matemática e nas Finanças, o cálculo atuarial é o instrumento para avaliar responsabilidades futuras em instituições como Seguradoras, Fundos de Pensões e Segurança Social.
Os atuários são profissionais altamente considerados no mundo desenvolvido; Os atuários solucionam problemas e são pensadores estratégicos com uma profunda compreensão dos sistemas financeiros.
Ser um profissional. Profissionalismo, para a profissão atuarial, significa:
 
  1. A aplicação de conhecimentos atuariais especializados;
  2. A demonstração do comportamento ético, especialmente no desenvolvimento do trabalho atuarial;
  3. A responsabilidade do atuário em relação a uma associação profissional atuarial ou organização de supervisão profissional similar
Um profissional exerce a sua função com rigor, deontologia, sentido do dever, independência técnica, evitando conflitos de interesses. O profissional obedece ao Código de Conduta.
A ética começa frequentemente onde acaba a lei. O código de conduta é um instrumento fundamental no exercício da profissão, na defesa do interesse dos clientes e do interesse público.
A técnica sem ética não é inútil, é prejudicial!
 
Obedece também às Normas Técnicas Atuariais- As NTA são uma forma universalmente reconhecida de elevar o nível e a apresentação dos trabalhos atuariais, contribuindo para a melhoria da perceção da sua relevância e defendendo os atuários de procedimentos indevidos. Por isto a AG decidiu que as NTAs aprovadas pela AAE (ESAP) e pela IAA (ISAP) são automaticamente adotadas pelo IAP, sem prejuízo da sua tradução para português, se tal for considerado conveniente. Em caso de tradução será esta a versão válida.
O profissional mantém-se atualizado. Se a formação inicial de nível universitário é universalmente reconhecida como indispensável ao exercício inicial da profissão, a formação contínua não é menos relevante numa atividade em rápida transformação, acompanhando as transformações tecnológicas, o desenvolvimento científico e as alterações legislativas.

Os atuários aplicam capacidades únicas e uma abordagem profissional para resolver problemas complexos,

 
A profissão atuarial tem uma longa e rica história com uma valiosa contribuição para a sociedade e para o desenvolvimento de ideias. Desde os tempos da Grécia antiga para o século XXI, os atuários desempenharam um papel cada vez mais importante na proteção do futuro bem-estar financeiro da sociedade. Quanto maiores os riscos e as incertezas, quanto mais há a perder, mais importante é evitar os riscos e geri-los. Mais relevante é a nossa profissão.
 
Quais são os valores que orientam a nossa profissão?

Os nossos valores

Os nossos valores são o sentimos como os mais Importantes princípios que orientam as nossas ações.
Enquanto os atuários são conduzidos por uma série de valores. Sublinhamos três, de entre eles, que constantemente se destacam na nossa atividade profissional.
 

Excelência

Constantemente entregamos e avaliamos o trabalho de qualidade
Comprometemo-nos com o desenvolvimento profissional contínuo
Mantemos os mais altos padrões profissionais
 

Integridade

Comprometemo-nos a tomar decisões éticas
Fornecemos conselhos objetivos
Comunicamos profissionalmente

Prestação de contas

Aderimos a um exigente código de conduta profissional
Consideramos o impacto a longo prazo do nosso aconselhamento
Temos sempre presente o interesse público
Como querem os atuários ser conhecidos?
 
 
Em última análise, estes são os atributos em que gostaríamos que as partes interessadas pensassem quando consideram a nossa profissão.
 
  • Integridade
  • Experiência em resolver problemas complexos
  • Profissionalismo e abordagem colaborativa
  • Impacto positivo na Sociedade
Tornar-se  atuário é percorrer o caminho que nos leva ao acima indicado. Esse caminho inicia-se na obtenção dos conhecimentos técnicos  e as capacidades necessárias através dos estudos universitários adequados: licenciatura ou mestrado em ciências atuariais ou afins, que respeite o syllabus do IAP.